Se refere ao décimo dia do mês de Muharram, o primeiro mês do calendário islâmico e também é um dos quatro meses sagrados desse calendário. Nesse décimo dia do mês Muharram os muçulmanos relembram o fato histórico na época de Moisés, quando Deus enviou Moisés e seu irmão Arão para o faraó para libertar o povo de Israel.
O povo de Israel era o povo monoteísta, os muçulmanos da época. Deus ordenou que Moisés e Arão fosse até o faraó e falasse com ele, persuadissem o faraó a libertar o povo de Israel, os monoteístas daquela época. Aconteceu o fato da do embate, o desafio com os mágicos daquela época (os feiticeiros, ilusionistas) e Moisés acabou ganhando porque os milagres dele eram superiores aos feitiços e ilusionismos daqueles daquelas pessoas e Moisés junto com seu irmão Arão pegam o povo de Israel agora liberto e Foge com eles em direção à Terra Prometida. O faraó se arrepende e vai atrás do povo de Israel e atrás de Moisés, acontece uma perseguição pois o farol quer matar aquele povo monoteísta e quer matar Moisés e seu irmão, então Deus abre o mar vermelho e povo pode atravessar e assim que eles atravessam Deus fecha o mar sobre o farol e seus soldados e dessa forma Deus salvou aquele povo monoteísta e junto com Moisés e seu irmão o profeta Arão.
Nós como muçulmanos lembramos desse fato jejuando pois o profeta (que a paz de Deus esteja com ele) incentivou a jejuar esse dia em agradecimento a Deus por Deus sempre salvar o povo monoteísta eles eram os muçulmanos da época assim como aqueles que seguram a Jesus na época de Jesus eram os motoristas e portanto e todos aqueles que seguem os profetas que seguem a ordem de Deus adoram o Deus único são chamados de muçulmanos ou de monoteísta.
Nós agradecemos a Deus, o profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele) nos incentivou a jejuarmos esse dia em agradecimento a Deus e também ele incentivou a jejuar um dia anterior ou um dia posterior, então dois dias de jejum em agradecimento a Deus.
O profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele) disse: “O jejum de Ashura eu tenho esperança, contabiliza junto a Deus que ele perdoe pecado do ano anterior”. Então através deste jejum Deus nos perdoa perdoa os nossos pecados do ano anterior. É muito importante nós jejuarmos nesse dia pela benção que tem, pela recompensa que tem em agradecimento a Deus
Nesse dia Lembramos de um fato muito triste na história islâmica que foi o assassinato brutal do Imam Hussein, filho de Ali, que foi neto do profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele).
Que Deus que nos abençoe e que nos guie sempre para a justiça e para a gratidão em todos os momentos.
Assalamu Alaykum
Você pode assistir ao vídeo com o sheikh Jihad Hammadeh.